Blog Mariando
Seus cabelos não crescem? Isso é passado - vejam as dicas! https://www.flickr.com/photos/25697729@N08/

Seus cabelos não crescem? Isso é passado - vejam as dicas!

A demora para o aumento dos fios também pode se tornar uma preocupação feminina. Problemas hormonais, estresse e até o sedentarismo impedem impedir que os fios cresçam. O mecanismo de controle do crescimento de cabelos é muito sensível. Problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos)... Tudo isso interfere no desempenho das madeixas.

A complexidade de fatores que comprometem o crescimento dos fios é muito extensa. Por exemplo, a má utilização de secadores, ou escovas, excesso de química, entre outros problemas agravam o caso.

Mito: cortar as pontinhas dos cabelos para os fios crescerem mais. 

O cabelo nasce no folículo piloso - estrutura dérmica tegumentar, que dá origem aos fios na região do couro capilar e que não tem relação nenhuma com as pontas dos cabelos. Portanto, não adianta sair cortando as pontas dos fios sempre, pois não trará resultados.

Existem alguns tratamentos que promovem a saúde dos fios para que eles cresçam mais rapidamente:

  • Fototerapia e o uso de ativos específicos para o couro.
  • Processo de limpeza do couro, é possível aumentar a renovação celular gradativamente.
  • Alternativas terapêuticas também podem ajudar no crescimento saudável dos cabelos, como nutrição, oxigenação e estimulação que são indicadas para os fios.

Antes de procurar um tratamento, veja se realmente é necessário. O primeiro passo é analisar a razão pela qual o cabelo não cresce. Os cabelos têm crescimento médio de 1cm por mês, ou seja, 12 cm por ano, a média varia com o metabolismo de cada um. Muitas pessoas cortam um ou dois dedos dos fios mensalmente. Não vão crescer nunca!!! 

O que evitar para que os cabelos cresçam lindos e saudáveis:

  • Usar presilhas, elásticos e outros materiais que danifiquem as fibras capilares.
  • Exposição excessiva ao sol. O sol provoca o fotoenvelhecimento dos fios e os enfraquece.
  • Lavar os cabelos com água quente, pois estimula a glândula sebácea a produzir óleo em excesso.
  • Produtos de base oleosa ou cremosa no couro cabeludo
  • Dormir ou prender os cabelos quando ainda molhados ou úmidos. Isso provoca o aumento da família de fungos e bactérias, o que pode promover o surgimento de caspa, dermatite, entre outros.
  • Nunca molhe os fios sem utilizar shampoo. Molhou, lavou. O acúmulo de água, poluição e oleosidade só piora o estado do couro e, consequentemente dos fios.

Continue Mariando!

Última modificação em Terça, 02 Junho 2015 08:38
Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.