Blog Mariando

Os juros caíram. E agora?

Os juros estão caindo no Brasil. Agora, pela primeira vez em quase quatro anos a taxa básica de juros (Selic) voltará a ter apenas um dígito.

Investidores ou não, todos deveríamos ficar de olho nessa taxa. Por quê? Como o próprio nome diz, ela é a taxa básica da nossa economia. Serve de referência para tudo: empréstimos, financiamentos, investimentos. Até sobre a poupança ela passará a ter impacto em breve.

Por que os juros sobem? Por que caem?

No Brasil temos um sistema chamado de meta de inflação. Ninguém gosta de inflação: aumentos muito frequentes de preços dificultam a nossa vida, fazem os salários valerem menos, acabam levando a gente a perder a referência do que está caro ou barato, de quanto as coisas realmente valem. Por isso, o governo procura manter a inflação sob controle. Como? Um dos motivos que fazem os preços aumentarem é uma procura muito grande pelos produtos. Se muita gente quer comprar uma coisa, é natural que o preço suba. É o que os economistas chamam de lei de oferta e procura. Então, se uma economia está crescendo muito rápido, com baixo desemprego, todo mundo com dinheiro para gastar, os preços tendem a subir. Se a economia está mal, com muita gente sem ocupação e com orçamento apertado, os preços tendem a cair ou ficar estáveis.

Então, o segredo para o governo manter a inflação sob controle é ficar de olho em como a economia está crescendo e tentar controlar esse crescimento. Como? Subindo ou reduzindo a taxa de juros.

O que está acontecendo agora no Brasil? Estamos ainda numa grande crise, muita gente desempregada, empresas fechando, consumo baixo, preços estáveis ou caindo. O Banco Central está reduzindo os juros. E todos nós estamos menos preocupados com a inflação, e mais preocupados em ver nossa economia crescer. Os juros mais baixos ajudam nisso.

 

Agora vamos falar de seus investimentos, veja como a taxa de juros pode influenciar seus rendimentos...

Seu dinheiro está investido em Renda Fixa?

A renda fixa não é fixa. Isso significa que ela não tem um rendimento certo. Mas por que tem esse nome? Porque a regra da remuneração é conhecida no momento da aplicação. Funciona assim: um título de renda fixa é um título de dívida. Você “empresta” seu dinheiro para alguém (governo, bancos ou empresas), que se compromete a devolvê-lo num determinado prazo e com uma certa remuneração. Isso é fixo e garantido! E você conhece as condições em que receberá o seu dinheiro de volta: ele pode vir acrescido de uma taxa fixa estabelecida no ato da compra; ou de uma parte fixa e outra variável. Entre os investimentos em renda fixa estão títulos públicos (Tesouro Direto), títulos privados (debêntures) e ativos bancários, como CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou letras de crédito. Com a queda da taxa de juros, estes investimentos são impactados porque o rendimento deles é, pelo menos em parte, atrelado à Selic.

Se o papel promete pagar 100% da Selic ou do CDI, ele oferecerá uma remuneração menor à medida que a taxa básica de juros cair. O CDI é a taxa que baliza os empréstimos entre bancos (isso mesmo! As instituições emprestam dinheiro umas às outras o tempo todo). A taxa acompanha as condições do mercado e segue de perto a variação da Selic. Então, se a Selic cai, o CDI acompanha.

E se o dinheiro estiver na caderneta de poupança?

É provável que você tenha aprendido que a poupança rende mais ou menos 0,5% ao mês. Mas quando a taxa Selic fica igual ou menor que 8,5% ao ano, a forma de remuneração muda. O investidor passa a receber 70% da Selic, mais a variação da TR, que é uma taxa calculada, entre outras coisas, a partir da ponderação das taxas de juros dos CDBs. Então, se a Selic cai, a TR também cai. Com isso, o retorno da caderneta fica menor.

Vamos falar de ações ?

Nelas, o impacto da queda da taxa de juros é indireto. Quando uma pessoa compra ações, se torna sócia da empresa. Uma empresa tende a se beneficiar da queda na taxa de juros, pois ela terá melhores condições para se financiar e isso pode impulsionar seus investimentos, fazendo-a crescer. Num ambiente com juros menores, há mais consumo e isso também é um fator que impulsiona a economia e estimula as empresas a produzirem mais. Isso pode levar as ações daquela empresa que você é sócio a se valorizarem. Não é regra, porque não é só essa variável que faz o preço de uma ação subir ou descer, mas em linhas gerais, a queda de juros é boa para o mercado de ações.

Deu para perceber que a mudança da taxa Selic impacta muita coisa na economia. Tem reflexo direto sobre o consumo, sobre a inflação e sobre os investimentos.

Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre este indicador e sobre a importância de acompanhá-lo para ganhar dinheiro ;)

 

Gostou? Continue Mariando!

 

Leia mais ...

​A magia de ser pai de meninas

É tão magico ver um pai de meninas falar sobre elas, seus olhos brilham, como se elas fossem suas obras primas... dá gosto de ver tanto amor e dedicação. Imagino até mesmo um pavor ao ver tanta beleza e ao ouvir aquele sonzinho maravilhoso: "paaiiiiiii".

Junto com tanto amor pelos nossos filhos vem também o medo de que eles sofram, de que o mundo seja cruel e assim os blindamos de sofrerem por qualquer decepção na vida.

O pai quer proteger sua menina frágil e indefesa, se coloca na frente de qualquer perigo e esse é um sentimento muito bonito! Ciúme de uma dia alguém tomar seu lugar e a sensação de ser tolo de tanta admiração e entrega.

Ela o olha como herói, então não há a mínima chance dele magoá-la e correr o risco de perder aquele olhar. No entanto, essa menina se tornará mulher e um dia precisará se defender, se relacionar, usar sua própria voz e quem sabe será mãe para ensinar isso aos seus filhos... então a melhor maneira de fazê-las fortes é mostrando quem são, que erram e são humanos, mas estarão sempre presentes para ajudá-las independente de qualquer coisa ou dificuldade.


Papais, o que vocês sofrem suas filhas sofrem, o que vocês alimentam, elas alimentam, pois o pai é uma referência muito importante para as meninas... As crianças percebem energias e não palavras, elas absorvem as neuras e inseguranças dos pais, mesmo que você minta pra elas na intenção de protegê-las.

Se sua alegria aflorar, isso reverberá nelas sem esforço, se elas "perceberem" sua felicidade, essa felicidade passará a ser parte delas também .... e não há um momento certo para isso acontecer... simplesmente acontece!

É como um processo osmótico... e existe muita responsabilidade nisso porque, por sermos interligados, o que cultivamos pra nós afeta nossos filhos. Entende porque ter filhos não é tão simples? Ser pai de meninas é ainda mais desafiador.

Sua felicidade e entrega à vida não diz respeito à você apenas, mas o bem de suas filhas. Mostre que erra, que sente, que ama, que fica chateado, mas principalmente mostre como acerta, como sabe ouvir e como encontra maneiras de solucionar os problemas da vida sempre com muito amor. No momento que você confiar no fluxo, elas passarão a confiar também e isso porque elas confiam em você! Para nós mulheres os homens representam força, segurança e luz... Como você tem demosntrado isso para suas filhas? Espero que sendo imperpeito!

Você só saberá ativar sua força, segurança e sua luz se viver verdadeiramente o que a vida te apresenta com coragem, sem medo de mostrar sua vulnerabilidade, porém sempre com elegância, gratidão e senso de humor rs...

Não poupe suas meninas dos desafios da vida, da sua verdade, mostre sua força, sua segurança como homem e pai e ascenda sua luz para apoiá-las... e mesmo que leve um tempo, elas captarão essa segurança e levarão ela para a vida toda! 

Ensinar sobre a vida aos nossos filhos é muito importante... é educá-los e ensiná-los a não serem egoístas e darem valor a tudo, é ajuda-los a atravessarem momentos difíceis sabendo que o mundo não gira ao redor deles e nem sempre as coisas sairão como planejadas.... se a vida só valer a pena se tudo acontecer conforme planejado, se tudo estiver na bolha de proteção, então criaremos filhos mimados e ingratos...e isso sim é o caminho para o sofrimento.

Lembrem-se que as mulhers constroem famílias, então seus ensinamentos serão levados através delas. Qual será seu legado como pai?

View the embedded image gallery online at:
http://mariando.com.br/blog-mariando/canais.html#sigProId3c2de38e67

 

 

Continue Mariando!

Gostou? Deixe seu comentário...

Leia mais ...

​ Muito prazer, deixe-me apresentar... Eu sou sua Sombra.

​Muito prazer, deixe-me apresentar... Eu sou sua Sombra.

Eu tenho tanta coisa para te falar, te mostrar, ensinar... e vc me trata como se eu fosse uma coisa qualquer e se esquece que é através de mim que vc evolui. É através de mim que vc se alimenta da luz e já faz tempo que te vejo sedento por luz. Não adianta me esconder, me negar, enquanto não me ouvir continuarei a aparecer. Senta aqui, me ouve, não quero te fazer sofrer, pelo contrário. Você sofre porque me nega e insiste em fingir que não me vê, mas eu existo e quero te ajudar a evoluir. Sou parte de vc também, uma parte muito importante para que atinja sua verdade e liberdade infinita. Amanhã eu volto, quem sabe poderemos conversar. 

Leia mais ...

​ Cada um tem uma realidade e deve ser respeitada, apenas respeitada ...

Tudo que tenho aprendido sobre mim ultimamente tem se colocado à prova, como se não bastasse entender, mas viver: minha paciência, minha paz, meus aprendizados, meu amor e minha habilidade de ver as situações de fora. Em algumas dessas provas, minha alma foi machucada intensamente, mas ainda assim eu posso escolher a maneira de enxergar uma situação: como vítima ou como observadora. Isso é um passo importante... como entender a vivência do outro sem o ego, como não julgar, como internalizar que nem sempre conseguimos o que desejamos no nosso tempo, mas no melhor tempo... o tempo perfeito requer que tudo esteja alinhado, na sintonia perfeita, caso contrário não vai acontecer... e tudo bem...isso não significa ausência da dor, mas a existência de algo maior e perfeito sendo preparado, nossa prova maior é focar justamente nisso. Cada um tem sua maneira de viver as dores e seus traumas, cada um tem seu tempo de entrega, cada um tem uma realidade e deve ser respeitada... apenas respeitada...

Leia mais ...

Plante a flor da qual quer sentir o perfume

Com 36 anos tive 3 relacionamentos na minha vida, nenhum conselho da minha querida mãe, que também pouco sabia sobre o amor, quase nenhuma experiência no meu currículo para o trabalho árduo de hoje em dia: lidar com predadores do amor... como reconhecer as mentiras ou as meias verdades? Como se proteger do arsenal machista de que, talvez, o desinteresse do cara seja sua culpa porque você transou na primeira noite? Ligar ou esperar o cara ligar? Qual o protocolo? Como saber em meio de tantas palavras ensaiadas se há interesse ou não?
Eu mesma sou muito inocente, acredito em tudo, vejo a luz das pessoas e esqueço do personagem que elas vestem e infelizmente é esse personagem que se apresenta quase sempre nas atitudes e não a luz. São escolhas.
É preciso ser malandro nesse meio, senão seu coração acaba dilacerado ou fazendo escolhas erradas... entre ser devorado ou devorar nessa selva, muitas pessoas se tornaram verdadeiras predadoras que não se importam com mais nada a não ser a conquista pra sentir um pouco de auto estima, não fazer papel de trouxa, não ser mais enganado... São reações de quem já sofreu.
Isso me deixa confusa, mas me questiono: por que me tornar o que me causa dor?
Após refletir sobre isso, busquei na minha essência o que quero e o que sou...não estou navegando à deriva indo pra onde as ondas me levarem, eu tenho um plano e nesse plano não faz parte sobreviver à essa selva e sim viver minha verdade.
Algumas pessoas vão me fazer de trouxa? Provavelmente sim! Mas escolho não ver com olhos malandros, porque tal sentimento não habita em mim, não serei malandra com ninguém. Acredito no que as pessoas dizem? Sim, pois o que sai da minha boca é verdade! A mentira é delas e não minha. Agindo conforme sua verdade e sem medo de se expor e das consequências você atrairá a sua verdade de volta! Mas então o que mudou nessa reflexão?
Eu continuo acreditando nos que as pessoas dizem... com suas AÇÕES!
Existe a comunicação verbal (falamos o que o outro quer ouvir) e a comunicação da alma. As ações refletem a luz que tem em cada um (alma). A pessoa pode até mentir, mas você vai acreditar nela até sua alma provar àquela verdade, peça atitudes... não há mentira que dure por muito tempo, confie nisso... ao invés de se tornar um malandro pra se proteger, confie na sua verdade. Se isso lhe render algumas decepções, faz parte, tudo é ensinamento, mas seja fiel às suas intenções para com o outro. Lembre-se da lei da consequência... plante a flor da qual você quer sentir o perfume ;)

Continue Mariando!!

 

 

Leia mais ...

Pensamentos de Luz

​Pensamentos de luz!

O amor que tenho dentro de mim é muito grande e por mais "nãos" que a vida me dê, eu ainda vejo possibilidades e beleza em tudo. Algumas vezes o cansaço bate...bate mesmo, mas o amor de dentro vem e renova tudo.

A paciência de certa forma me traz paz. Saber que existe algo maior trabalhando por mim e por tudo que tenho plantado nessa vida me acalma. Não existem coincidências ou o tempo adiantado para algo acontecer.

Alguns dizem que eu sonho alto demais, mas quando olho pra minha vida há anos atrás percebo que fui longe... não alcancei tudo, mas subi alto o bastante para saber que tudo é possível. Sou sonhadora sim, mas trabalho duro e passo por provas mais do que um coração trivial pode aguentar, mas o meu não é trivial... então...

Todos nós temos um super poder, sabia? Descobri que o meu super poder é o amor que transborda dentro de mim e por ele trago sorte para a vida das pessoas, como um agente de mudança. Em todas as vidas que passei deixei uma vibração, intensão, insight ou semente... tempos depois vejo os frutos nascendo dessas sementes e nas mudanças positivas de cada um.

Qual o seu super poder? Não tenha medo de se olhar, enxergue a beleza que tem aí dentro.

Não gosta do que vê? Se abraça e se apoie num propósito de melhorar sem querer ser perfeito.

O amor se manifesta apenas na imperfeição.

Leia mais ...

Benefícios de fracassar

​Fracassar é um dos benefícios mais importantes na vida e sabe por que?

Porque o fracasso significa dizer adeus ao supérfluo. No fracasso você entende que o pior aconteceu e agora enfim, pode direcionar sua energia em vencer e não mais em ter medo.

O fracasso te liberta, pois quando você atinge o fundo do poço percebe que ainda está vivo, respirando e que vc é seu maior aliado e amigo... tudo agora é possível. O fundo do poço se torna sua base sólida para reconstruir sua vida.

É impossível viver sem falhar, a não ser que você tenha tanto cuidado que não viva verdadeiramente, só que de qualquer forma você falhará por omissão.

O fracasso nos ensina muito sobre nós mesmos... nos ensina sobre gana, disciplina, nos faz descobrir amigos, nos ergue mais sábios e fortes do que antes para então adquirirmos a habilidade de sobreviver.

Você nunca conhecerá tanto a ti mesmo e nunca conhecerá a força dos seus relacionamentos se não for testado pelas adversidades, não saberá reconhecer a qualidade de um amor se não tiver fracassado nessa questão. Tal conhecimento é um verdadeiro presente.

O fracasso é um remédio amargo, mas calcificador das dores da impotência perante à vida e a força para adaptar-se à ela. Fracassar é empoderamento, é conteúdo, é ser cada vez mais assertivo, é a certeza de que seu próximo ato será leve, equilibrado e certo...

Abrace seu fracasso, use-o para te tornar incrível e não para ter mais medo... vá além dos limites de suas experiências, não se sinta confortável...isso é perigoso demais e é justamente a fonte de seus problemas. Na ilusão do conforto cria-se uma agorafobia tão difícil de curar quanto a síndrome do pânico.

Imaginem tantas pessoas com limitações tão profundas que desejam, ou melhor, almejam ter seus problemas... liberte-se para criar, para ser seu herói, curador e mestre. Erre de novo! Você já sabe que vai sobreviver, já foi apresentado aos seus limites e sabe que a sua capacidade é maior do que pensava...

 

Gostou? Comente aqui!

Continue Mariando! 

Leia mais ...

Capitão Fantástico, Futuring e Tecnologia - o que isso ter a ver?

Um dos filmes mais significativos que assisti, nem me lembro desde quando...

Não é um filme de "vamos morar no mato e comer comida orgânica longe do capitalismo".... é muito mais que isso! Meu Deus abram suas mentes quando assistirem! Esse filme fala sobre a inteligência, cultura, entender o que acontece no mundo ao seu redor, entender de fato seu papel na sociedade sem nos deixarmos levar sem raciocinar. O papel da criatividade, da força da convicção, a responsabilidade para com o mundo e consigo, a espiritualidade sem as mordaças das religiões opressoras e claro a tecnologia! Nossa principal aliada para uma vida mais livre, saudável e realizadora... nossa criação a favor de uma vida melhor!

O avanço tecnológico criará um mundo aonde não será mais preciso trabalhar para sobreviver. O barateamento da energia, da comida e do transporte e da informação permitirá um mundo em que as necessidades básicas poderão ser supridas por uma renda mínima distribuída a todos e o trabalho estaria assim ligado apenas à busca da realização ... isso não é papo utópico, no Vale do Silício já se fala sobre isso... leiam mais sobre Peter Diamandis, Co-fundador da Singularity University, escola de negócios do Vale do Silício.

Estamos massificados numa forma de vida que nem percebemos mais, não pensamos, não conhecemos nossos talentos, a nossa história e nem para onde ela seguirá. Mas o mundo está cada vez melhor e graças ao despertar de algumas pessoas absolutamente incríveis e conectadas ao Todo... espiritualidade, ciência e tecnologia são da mesma fonte, é tudo e é a mesma coisa! Usem suas mentes, corpos, espiritualidade, criatividade e tecnologia para atingirmos um patamar de elevação global! Tudo isso junto acabará com a fome, guerras, trabalhos escravos que ainda existem ou a simples sobrevivência aonde estamos afogados para criarmos a vida que merecemos viver e apreciar... E o dinheiro? O dinheiro é abençoado, nos conecta a coisas maravilhosas e é necessário para ser usado... não o oposto.

Abram suas mentes e assistam esse filme com esse olhar...

Continue Mariando!

Leia mais ...

Fugir do amor por medo é colocar-se sempre em situações de desarmonia

​Fugir do amor por medo é colocar-se sempre em situações de desarmonia buscando o que se entende por mais "seguro".

Não se racionaliza o amor, não o colocamos em standby, ele deve ser energia livre.

Nega-lo é como andar no caminho da insegurança, da escassez, é afirmar ao universo que o medo prevalece e não há merecimento dessa energia tão rica.

Se sentimos o amor é porque nosso jardim tá bonito, pois só assim temos a capacidade de emanar tal vibração. É o universo te dando uma tela em branco, pincéis e cores pra recomeçar. Atraímos semelhantes sempre, nunca os opostos, por isso se algo der errado, ainda assim nos é dado um presente, pois enxergamos aonde devemos melhorar. Um espelho da nossa evolução.

Ser amado é um dos presentes mais bonitos que podemos receber nessa vida... Amar é uma das maiores provas de que estamos no caminho certo, que somos coragem, somos abundância e em total conexão com o divino.

Leia mais ...

O início do Ano Astrológico de 2017 chega em Março!

​Olá!

Em Março é que o ano astrológico realmente se inicia, aonde as energias se renovam e as influências de 2017 fazem presença de fato no nosso dia a dia. Renascemos em Março e por isso a páscoa é representada por um ovo (nascimento), por isso a quaresma se encerra na páscoa (quarenta dias de faxina interna, recolhimento e preparação para renascer).
 
Ainda dá tempo! Devemos sanar pendências nesse período, resolver o que está parado há tempos, refletir sobre sentimentos que não fazem mais sentido, deixar ir o que não agrega mais e está fora do controle. Talvez as coisas não tenham saído como planejado e tudo bem, confie no plantio e siga adiante, não se prenda ao passado de maneira alguma! A vibe que você entrar neste ano (astrológico) é a vibe que vai ficar até o final dele.
 
Renove suas energias, vá para alguma cachoeira, medite, mas faça a sua faxina interna e se possível externa também... Doe roupas que não usa mais, libere espaço para o novo entrar. Fale o que sente e está parado aí faz tanto tempo, fale com amor e também não se prenda em como o outro vai se comportar, apenas seja fiél a ti, com a certeza de que falou com uma comunicação amorosa. Entrega!
 
Solta o controle, seu passado já foi, se não deu certo, seu ano está prestes a começar de novo! Liberte-se! Às vezes precisamos abandonar a vida que havíamos planejado, até porque somos diferentes hoje do que quando planejamos...Aceite o seu novo Eu, aceite seu dom e a renovação.
 
Muitas vezes novas histórias vem disfarçadas de finais dolorosos e muitas vezes novas oportunidades de ser feliz aparecem, só que você está olhando pra trás tentando recolher seus pedaços... Agarre a oportunidade com esse pedaço que vc tem mesmo! Siga em frente e escolha a "nova" história e à felicidade. Construa de novo, é pra isso que existem recomeços, renascimento, renovação.
 
Imagine que você receberá um presente do céu no final de Março: uma tela em branco, pincéis e cores para você desenhar seu futuro da maneira que quiser! Mas existe uma condição: faça a sua faxina interna, deixe a bagagem que não te serve mais e não olhe pra traz.
 
Tem coragem?
Continue Mariando!!!
Leia mais ...

Você sabe por que dia 08 de Março é dia das mulheres?

​A razão de 08 de Março ser o dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Feliz dia das Mulheres!!!!!

O blog Mariando agradece por todas vocês existirem!

Continue Mariando!

Leia mais ...

Os "outros" e o EGO

Olá!!! Vamos refletir?

Já se perguntou qual o papel do "outro" na sua vida? Você se sente auto suficiente? Não precisa de ninguém? Os outros te atrapalham? Falta tolerância?

Agora pense sobre isso...

Seu nascimento foi feito através do "outro".

Seu nome foi dado pelo "outro".

Você foi educado pelo "outro".

Seu banho era dado pelo "outro".

Seu último banho será dado pelo "outro".

O reconhecimento e respeito que esperamos é dado pelo "outro".

Sua renda vem por meio do "outro".

Seu funeral será realizado pelo "outro".

Seus bens serão herdados pelo "outro".

Um relacionamento só acontece perante a presença do "outro".

Então não deixe seu EGO te dominar ao ponto de fingir que o "outro" não existe ou não é importante. Evoluímos com o reflexo do "outro", nunca sozinhos.

Sabadão pensativo!!!

Continue Mariando :)

 

Leia mais ...

Mensagem de luz

​Uma mensagem de luz...

Que a luz de Jesus Cristo, espírito iluminado que trabalha para a evolução da Terra junto com os mestres ascencionados, chegue até nós. Que possamos finalmente entender suas palavras de 2mil anos atrás para compreendermos como agir em nossa evolução. Que a 5º dimensão seja compreendida e sentida cada vez mais, pois ela já tem se manifestado para algumas pessoas, mesmo que por uma fração de tempo. Essas manifestações nos guiam e nos lembram o caminho que devemos seguir.

 

Seja parte dessa mudança!

Continue Mariando!

Leia mais ...

Teoria U - A liderança do futuro

A teoria U é uma poderosa tecnologia social de mudança, transformadora, que ajudará os líderes a enfrentar os seus desafios em um futuro cada vez mais complexo e imprevisível. O modelo U abre nossa mente, emoções e vontade para chegarmos nos momentos de descoberta e de compreensão mútua e profunda.

Criada por Otto Scharmer, economista americano e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A principal ideia é olhar para o todo em vez de dividir as questões em partes isoladas, o chamado pensamento sistêmico. Ajudar equipes ou uma organização (seja ela qual for) a implementar mudanças e aumentar a produtividade.

Funciona como uma espécie de passo a passo, com sete etapas definidas (veja a imagem). Todas essas etapas fazem parte de uma jornada com começo, meio e fim, que completa o formato de um “U”, daí o nome.

No início do processo a equipe ou organização começa a questionar o que já pensa e faz e como àquilo funciona, depois vem o aprofundamento e a jornada. Tudo que não é realmente importante deve ser excluído dos processos. Nessa etapa, o método pede que a equipe se conecte consigo mesma e com seu trabalho. Cada um deve entender exatamente quem é e o que faz. O indivíduo se liga com a intuição e entende melhor todo o processo e o melhor que poderia acontecer, qual o futuro para aquela situação específica?

Por último, vem a subida, que inclui cristalizar a nova visão e as novas intenções e elaborar protótipos com as novas ideias a serem testadas, de forma parecida com o que acontece no Design Thinking. 

Esse processo ajuda líderes a melhorarem sua capacidade de compreender e ajudar além de gerar habilidade, como os 4 níveis da escuta, por exemplo, para lidarem com diferentes desafios.

Em resumo, a Teoria U, com foco nos negócios, apresenta uma nova lente para olhar a liderança e a gestão, e também um tipo de metodologia. Como lente, observa a liderança e as habilidades sociais de um ponto de vista profundo, que não só leva em conta o que fazem os líderes e como o fazem, mas que enfoca algo que não tinha sido contemplado pelos teóricos: o lugar de onde atuam.

O MIT – Massachussets Institute of Technology oferece gratuitamente um curso gratuito e online de introdução à Teoria U, através da plataforma EdX. Esse curso faz uma análise dos desafios de desenvolvimento globais da atualidade e propõe alguns princípios para que possamos desenvolver em nós as qualidades necessárias para o seu enfrentamento. Vale a pena participar, ainda mais que o curso prevê uma dedicação de apenas 90 minutos e os vídeos têm legendas em português!

 

Maiores informações: http://www.ottoscharmer.com

Nosso futuro cada vez mais equilibrado e colaborativo!

Continue Mariando!

Leia mais ...

Falta de concentração e foco? Conheça a técnica Pomodoro!

​Você já ouviu falar na técnica de gerenciamento do tempo chamada Pomodoro?

É um método que promove a concentração, melhor uso do tempo e estimula o foco.

Como funciona na prática?

Estabeleça uma tarefa que queria cumprir (um projeto, uma leitura, relatório, lição de casa, TCC, artigos... você determina). Programe seu alarme para tocar a cada 25 minutos e então faça uma pausa de 5 minutos. Chamamos esses 25 minutos com foco puro de "Pomodoro". Nesse tempo em que estiver focado, não atenda telefone, facebook, tv, nada... até o alarme te avisar. Seus 5 minutos são livres.

A cada 4 "Pomodoros" você faz uma pausa maior.

Essa ferramenta é fantástica e muito simples, você vai ver o quanto conseguirá realizar com ela. Reduzirá o tempo de execução dos seus projetos e exercitará o foco e concentração.

 

 

Enjoy!

Continue Mariando!

Leia mais ...

Benefícios das frutas vermelhas

​Frutas vermelhas são deliciosas e enchem nossos olhos de vontade. Ficam boas em sucos, caldas, caipirinhas e por aí vai...

Essas frutinhas mágicas possuem um alto teor de antioxidantes, alcançaram o status de MEGA ALIMENTOS. Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado (e até a azul, vai...) são ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres (aquelas moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo) e nos ajudam a combater o envelhecimento precoce da nossa pele.

Os antioxidantes têm ainda papel importante na melhoria das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. As antocianinas das frutas vermelhas, por sua vez, tanto ajudam a diminuir o desenvolvimento de tumores como também melhoram o funcionamento do cérebro. ?

Uau!

 

Continue Mariando!!

Leia mais ...
Assinar este feed RSS