Blog Mariando

Escola americana substitui punição por meditação

O castigo realmente funciona? O que você acha? De onde veio a ideia de que punição é a chave do aprendizado? Isso está enraizado na gente, não tem jeito, fomos condicionados a reagir dessa maneira, punindo quem erra.

Uma escola infantil de Baltimore, nos Estados Unidos pensou diferente: resolveu substituir a punição por sessões de meditação. Este tipo de correção gera acolhimento do outro, consciência do erro, concentração e tranquilidade. isso não é incrível? A proposta é fazer a criança pensar, mas não no sentido punitivo ou moralista, mas sim em relação à reflexão interior.

​O projeto, implantado pela escola Robert Coleman em parceria com a organização sem fins lucrativos “Holistic Life Foundation”, recebeu o nome de “Mindful Moment Room”.

meditacao para criancas

O melhor disso tudo é que a criança gosta, fica em silêncio e de fato reflete sobre as consequências das ações. É linda essa maneira de mudar comportamentos. Se pensarmos, usuários de drogas viciam porque precisam se sentir pertencentes a algo e como não sentem, procuram fugir da realidade usando drogas. É o que acontece na metodologia convencional, ao invés de nos aproximarmos da criança, nós a excluímos do meio como forma de punição e esse é o maior erro que podemos cometer na crianção dos nosso filhos.

​Hoje em dia até empresas estão aderindo à meditação e mindfulness, recentemente, a meditação com atenção plena tem sido alvo de diversos estudos científicos que apontam para resultados interessantes, como expansão da concentração, incremento da memória e melhora das capacidades emocionais para lidar com situações de stress e trauma.

O programa da Holistic Life Foundation e a escola Robert Coleman ajudou a resolver conflitos, claro que cada escola deve ser avaliada, mas é inegável que este pode ser um dos caminhos mais virtuosos para um mundo diferente.

Créditos: Reprodução: Holistic Life Foundation

Maravilhoso! Continue Mariando!

Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.