Blog Mariando
Unhas, queridas unhas https://pixabay.com/pt/users/jill111-334088/

Unhas, queridas unhas

Fazer a unha é uma delícia, quem não curte experimentar novos esmaltes, cores, texturas? Ainda mais hoje em dia, que mesmo quem não sabe nail art pode comprar adesivos e deixar a unha toda customizada. Mas o que muitas de nós deixamos para lá é o fato de que as unhas também precisam de cuidados. Ela pode nos indicar, pela cor, até mesmo se há deficiência de alguma vitamina no corpo!

E, para dar um help na sua rotina, criamos uma lista com:

Cinco dicas sobre como cuidar das nossas queridas unhas!

1. Observe-as

Elas apresentam cor estranha? Manchas? Ondulações? Nada disso é normal. Essas características nos indicam que há algo errado e o correto é procurar por um conselho de um profissional da saúde para saber o que está acontecendo. Anemias são a principal incidência de uma anormalidade nas unhas, mas nunca deixe de procurar um profissional para saber mais a respeito.

2. Deixe-as respirar

Já acabando com o mito de “respirar” e defendendo-o ao mesmo tempo, as unhas são apenas células mortas – porém o uso contínuo do esmalte acaba acarretando no seu ressecamento e enfraquecimento. Então, deixe-as com um dia livre! Uma folga nunca faz mal.

3. A cutícula é nossa amiga

Apesar de poucos adeptos, o correto é sim deixar a cutícula em nossas unhas. Ela é a proteção natural do nosso corpo, barrando a entrada de bactérias e fungos e, portanto, ajudando-nos a nos manter saudáveis. Sei que a ideia é difícil de assimilar quando vemos tantas manicures não seguirem o exemplo, mas se você percebe este valor, dê apenas aquela empurradinha básica que é o suficiente para não atrapalhar a pintura que for fazer depois.

4. Xô umidade

É essencial manter as unhas sempre limpas e bem enxugadas, pois a umidade em uma área tão sensível acaba trazendo micoses e fungos. Para sarar, você terá que tomar o cuidado redobrado daquele de simplesmente passar a toalha depois do banho. Pomadas e óleos o tempo todo e, principalmente, muita paciência.

5. Luvas

Sim! A nossa última dica, e talvez uma das mais interessantes, é o uso de luvas! Principalmente para tarefas domésticas – os produtos de limpeza acabam com a saúde das unhas! Além daquele risco de ter uma unha quebrada com um trabalho forçado. Unhas não são ferramentas para arranhar, raspar ou para encontrar onde perdeu o durex.

E claro, nunca roer e tomar cuidado com os produtos que passa nela, acredito serem dicas tão essenciais que já deixaram de ser apenas dicas! É regra mesmo. Mantenha essa lista em mente que, mesmo sem nail art, não fica difícil manter a unha linda ;)

Continue Mariando!

Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.