Blog Mariando
Cromo: seu aliado no emagrecimento! Saiba mais http://viktorhanacek.com/

Cromo: seu aliado no emagrecimento! Saiba mais

Vamos falar de um suplemento super aliado à nossa saúde: Picolinato de Cromo

Este mineral tem ajudado muitas pessoas em dietas e com diabetes, como? 

O cromo reduz a vontade de comer doces!

O cromo é fundamental para que a glicose penetre na célula e é essencial para a manutenção dessa glicose no sangue. Por isso ele ajuda na redução da compulsão por doces.

Quando o trabalho da insulina é prejudicado as células não recebem glicose suficiente para gerarem energia, assim, o cérebro, ao perceber esta deficiência de energia, gera estímulos que aumentam a fome e a vontade de ingerir alimentos, principalmente aqueles que elevam rapidamente a glicemia, alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

Infelizmente, o nosso corpo não é capaz de produzir cromo, sendo então um mineral essencial. Por isso, precisamos nos alimentar adequadamente para garantir a presença do cromo no nosso organismo.

  • Função do Picolato de Cromo:

O mineral cromo ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, evitando aqueles famosos picos de insulina, ou seja, evita a rápida elevação da glicose. Em outras palavras, você come açúcar, fica bem disposto, mas pouco tempo depois está desanimado e com fome de novo, nada bom certo? O papel do cromo é garantir o equilíbrio da concentração de açúcar / glicose na corrente sanguínea, otimizando a captação de insulina pelas células.

Podemos citar alguns alimentos ricos em cromo para completar sua dieta: Levedo de cevada, germe de trigo, arroz, cereais e grãos integrais, oleaginosas (castanhas), leguminosas (feijão, lentilha, soja), banana, pimenta do reino, ovos, ostras, pimentão verde, brócolis, espinafre, carne de boi e aves, queijos e cogumelos.

Uma dica importante!

A absorção do cromo é potencializada com a ingestão simultânea de vitamina C, como as frutas cítricas: laranja, limão, lima e acerola. Voce pode consumir durante o almoço tomando um suco de laranja, por exemplo!

Como o solo brasileiro é rico em cromo, a deficiência deste mineral na população brasileira é muito rara. E além da dieta tradicional, existem os suplementos, mas estes, antes de serem consumidos, devem ser recomendados por um profissional Médico ou Nutricionista, para evitar efeitos indesejáveis por conta de tratamentos desnecessários.

Uma quantidade elevada deste mineral, na corrente sanguínea, pode levar ao comprometimento do estado nutricional do paciente, principalmente, quando relacionado ao Ferro, pois o cromo compete com o ferro pela ligação da transferrina, proteína responsável pelo transporte de ferro recém-absorvido da alimentação. Consulte um nutricionista ;)

A alimentação fonte de cromo também favorece os pacientes com dislipidemias, o distúrbio que aumenta as taxas de lipídios (gorduras) no sangue.

Muita coisa boa né? Informe-se mais, siga saudável e siga Mariando!

Última modificação em Sexta, 12 Fevereiro 2016 16:24
Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.