Blog Mariando
O que é alimentação funcional? http://viktorhanacek.com/

O que é alimentação funcional?

Um dos assuntos mais comentados e falados atualmente é a boa saúde. As pessoas buscam de todas as formas melhorar seus hábitos de vida e isso inclui se alimentar melhor, com mais alimentos e ingredientes benéficos para o organismo, excluindo alimentos industrializados que possam causar problemas e doenças. Tudo que é mais natural, é melhor processado pelo organismo.

Dentro deste assunto, há um tema que é muito tratado: a alimentação funcional. Mesmo com estes termos sendo tão comuns em sites e livros, muitas pessoas não sabem ao certo o que é a alimentação funcional e o que ela realmente proporciona em cada organismo.

  • O que é alimentação funcional?

A alimentação funcional é aquela em que há vários alimentos específicos que, além de desempenharem uma função de nutrição no organismo, também ajudam a combater doenças, prevenir problemas cardiovasculares, regular o organismo para que este se cure sozinho. A lista de alimentos funcionais é extensa, mas é preciso saber onde e como colocar estes alimentos na dieta para que eles realmente deem o efeito desejado.

  • Quais são os alimentos funcionais?

- Peixes e derivados: os peixes e óleos de peixe (especialmente os marinhos) contêm muito ômega 3 em suas carnes. Esta substância está associada a uma série de benefícios para o organismo, como a diminuição do colesterol ruim e a hipertensão, entre outras;

- Sementes e grãos em geral: aveia, linhaça, chia, centeio, entre tantos outros são alimentos que promovem muitos benefícios ao organismo. Eles contêm grandes quantidades de sais minerais diversos, combatem o colesterol, ajudam a prevenir diabetes e o envelhecimento precoce;

- Uva, suco de uva e vinho: A uva possui antioxidantes em sua casca. Estas substâncias ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. A uva é rica em fibras e vitamina C, o que ajuda a manter o sistema imunológico forte;

- Vegetais em geral: tomate, folhas verdes, frutas em geral, cada um destes alimentos pode proporcionar um benefício diferente ou vários benefícios em conjunto, dependendo do alimento e o problema específico que você precisa curar.

Como já foi dito, tudo vai depender da forma como estes alimentos funcionais são combinados na alimentação. Além disso, cada pessoa tem uma rotina diária e um organismo diferente. Assim, certos alimentos terão efeitos diferentes em cada um. Cada alimento age de forma específica em cada organismo, por isso nem todas as dietas funcionam igualmente para todos. Seu organismo é único, comece a prestar atenção em quais alimentos inflamam seu organismo e anote. No final de um período você saberá os efeitos de cada alimento que ingere e poderá usá-los a seu favor ou até mesmo eliminá-los de uma vez.

Continue Mariando!

Última modificação em Quarta, 24 Agosto 2016 18:38
Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.