Blog Mariando
Aposentadoria - Você está providenciando a sua? (Parte 1) http://www.morguefile.com/creative/DodgertonSkillhause

Aposentadoria - Você está providenciando a sua? (Parte 1)

A aposentadoria pode ser um momento delicado nas finanças do trabalhador, principalmente porque o valor pago pelo INSS pode impedir o mesmo padrão de vida anterior.

Por este motivo, aumenta a procura dos jovens pela Previdência Privada.

Pra entender melhor porque precisamos tomar algumas providências em relação à aposentadoria, precisamos entender um pouco sobre nosso histórico demográfico.

Ao longo dos últimos dois séculos, diversos países passaram ou estão passando por uma transição demográfica. Esta transição teve inicialmente como seu principal componente a redução da mortalidade infantil, seguido de um aumento da duração de vida da população adulta.

Estes dois fatores elevaram a taxa de crescimento das populações. Este fenômeno não ocorreu no mesmo período para todos os países e regiões do mundo, mas onde ocorreu, produziu o chamado "Baby Boom”, ou seja, o nascimento em um período de duas dezenas de anos de um número excepcional de crianças.

A segunda parte deste fenômeno correspondeu à redução da taxa de fertilidade, ou seja, de redução do numero médio de filhos por mulher em idade de reprodução. A partir deste ponto, a velocidade de crescimento da população começou a diminuir, consequentemente esgotou-se o processo que gerou o "Baby Boom”.

A partir deste ponto temos diversas situações interessantes:

  • Em alguns países a taxa de fertilidade caiu tanto que já não há reposição da população, ou seja, já há ou haverá em um futuro próximo redução da população. Exemplos de países são o Japão e a Rússia.
  • Com a elevação da duração da vida haverá cada vez mais um número maior de pessoas idosas.
  • Com a redução da velocidade de reposição haverá um número menor de crianças com a consequente redução de pessoas em idade produtiva.

As consequências gerais previstas são:

  • Aumento dos custos com cuidados com a saúde devido ao maior número de idosos.
  • Aumento dos gastos com aposentadorias devido ao maior número de aposentados.
  • Redução do número de pessoas ativas no mercado de trabalho.

No caso do Brasil haveria um tempo maior para os ajustes necessários, exceto pelo fato de que os aposentados do setor público já tornaram inviável o sistema brasileiro de financiamento das aposentadorias.

O que isso quer dizer? Quer dizer que se o governo não fizer um planejamento eficaz em relação à previdência, num futuro próximo pode não haver dinheiro suficiente para pagar a aposentadoria de todos. O grupo produtivo está diminuindo.

Outro dado interessante é que, hoje, mais de 40% das propostas de previdência privada são para o sexo feminino. Com o aumento da renda, crescimento profissional e instabilidade na união conjugal, as mulheres estão cada vez mais preocupadas com o futuro delas e de seus filhos.

Na hora de fechar uma previdência privada devemos ter cuidado, pois nem sempre as simulações que nos são apresentadas são reais.

Próxima semana vou falar mais desse tema para te ajudar a escolher sua previdência privada da maneira correta!

Continue Mariando!

 

Última modificação em Segunda, 08 Junho 2015 16:20
Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.