Blog Mariando
Aposentadoria - Você está providenciando a sua? (Parte 2) http://www.morguefile.com/creative/DodgertonSkillhause

Aposentadoria - Você está providenciando a sua? (Parte 2)

Como dissemos semana passada sobre previdência privadana hora de fechar a sua deve-se ter alguns cuidados, pois nem sempre as simulações que nos são apresentadas são reais. Importante você ler antes a matéria da semana passada, clique aqui para ver.

Os bancos adoram florear a venda da previência privada falando sobre seu futuro e sua segurança na terceira idade de uma maneira que você se rende e nem percebe o que está comprando, ou seja, não faz pesquisas e nem contas em casa.

Você sabe a difereça entre PGBL e VGBL?

PGBL - Ideal para quem declara o IR pelo modelo completo e contribui para o INSS. Permite o benefício fiscal na declaração de imposto de renda. Os valores investidos no plano podem abater até o limite de 12% da base de cálculo. No momento do resgate o IR incide sobre o valor total resgatado.

VGBL - Ideal para quem é isento ou declara o IR pelo modelo simplificado. Também para quem deseja aplicar mais de 12% da sua Renda Bruta em Previdência, ou apenas diversificar investimentos. Os valores investidos no plano não são dedutíveis do Imposto de Renda. No momento do resgate o IR incide apenas sobre os rendimentos. As contribuições realizadas não são tributadas.

Outro fator importante é que em qualquer site de previdência ou até mesmo no banco, a taxa de rentabilidade média que é utilizada para fazer a simulação de renda futura é o acumulado é de 6% ao mês. Gente!!!! Qual fundo de renda fixa te paga isso hoje?? Quem souber me avisa, por favor! 

Atualmente os Fundos de Renda Fixa estão rendendo em média de 2% ao mês (uma média!). Então o acumulado muda bastante assim como a renda mensal quando você simula com números reais. Prestem atenção nisso para não se decepcionarem e resgatarem antes do tempo certo.

Para isso entenda como é feita a tributação do IR no momento do resgate:

Tabela Progressiva: Alíquota única de 15% a título de antecipação, com ajuste a maior ou a menor na Declaração do IR.

Tabela Regressiva: Alíquota inicia-se com 35% nos primeiros 2 anos e pode chegar até 10% após 10 anos de permanência no plano.

Resumindo, pesquise antes sobre o tipo de previdência que lhe oferecem, a rentabilidade média dos fundos de renda fixa que são conservadores e aí faça a sua simulação preparado para o cenário correto e não o lhe apresentado. Saiba o que lhe favorece mais: PGBL ou VGBL. O tipo de tabela também: regressiva ou progressiva.

Gostou?

Continue Mariando!

Última modificação em Segunda, 08 Junho 2015 16:21
Maria Carolina Mattos

Maria Carolina Mattos, formada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) e MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista Financeiro, Blogueira e Empreendedora. Autora do blog Mariando, co-autora do blog Viagempara e fundadora da empresa de alimentos naturais NaturAll, além disso, mãe de uma menina linda de 11 anos ;)

Website.: www.mariando.com.br E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.