Maria Mattos

Como descobrir se você é um profissional Especialista ou Generalista?

Minha carreira não foi exatamente escolhida por mim. Na década de 90 e início de 2000 as opções de carreira mais populares incluíam medicina, direito, engenharia, concursos públicos ou uma carreira em bancos. Optei por seguir a rota dos bancos devido às oportunidades que surgiram na época.

Durante todo o período em que atuei na área de serviços financeiros, desde 2003, sempre me considerei uma profissional Especialista, afinal o que eu fazia era muito específico e olhando para trás, percebo que, naquela época, eu estava em um modo de ‘sobrevivência’, tratando o trabalho como algo necessário para pagar as contas, sem necessariamente encontrar paixão ou satisfação nisso. Era o que considerava normal, e, por isso, fazia o meu trabalho com competência, mas torcendo por cada final de semana como se fosse uma recompensa.

 

Até que tudo mudou em 2018

Por meio de uma indicação, tive a oportunidade de ingressar em uma Fintech de investimentos. Meu escopo de trabalho ainda estava relacionado a operações e serviços financeiros, mas um mundo completamente novo se abriu diante de mim. Descobri habilidades e potencialidades que estavam adormecidas em meio às atividades altamente especializadas que eu costumava realizar.

Na ampla atmosfera proporcionada por uma Fintech, aprimorei minha capacidade de interagir entre diversas áreas, adquiri conhecimentos sobre tecnologia, metodologias ágeis, negociação, inteligência emocional, liderança e uma nova abordagem para a entrega de projetos. Aprendi uma maneira diferente de interagir com as pessoas e, de repente, minha criatividade passou a colorir meus dias. Resolvi mais problemas do que em todos os anos anteriores de trabalho somados.

 

Foi nesse momento que percebi que sou uma profissional Generalista e Multipotencial.

Generalista porque gosto de me envolver em várias disciplinas, conectar pessoas, enxergar os pontos, transitar entre as áreas, criar processos tendo em vista o macro, resolver problemas ou impeditivos de um projeto, gosto de pensar numa cultura que proporcione ambiente para solução de problemas, além de satisfação de clientes internos e externos. 

Multipotencial porque possuo diversos interesses, talentos e paixões. No passado, eu costumava considerar essa variedade como uma fraqueza em comparação com os especialistas que me cercavam. Hoje, entendo que essa diversidade é uma capacidade incrível, pois agrega competências valiosas em um mundo em constante evolução, onde a adaptabilidade, a síntese de ideias, a curiosidade, a criatividade, a resiliência e a capacidade de criar conexões com diferentes campos e pessoas são altamente valorizadas. Essas habilidades me permitem ter uma visão mais ampla dos desafios e das oportunidades, e contribuem para a diversidade e inovação.

No entanto, reconheço que cada pessoa desempenha um papel importante no cenário profissional. Os especialistas desempenham um papel crucial, fornecendo detalhes, minúcias e aprofundamento em seus campos, fundamentais para o desenvolvimento de ideias viáveis.

 

By Mãriá Mattos
Leia também