Maria Mattos

Lembrem-se de que uma crise traz sempre, repito… sempre….. uma oportunidade.

Nos aperfeiçoamos, corrigimos rota e criamos uma casca de experiência que nos torna ainda melhores. Em termos de sociedade a mesma coisa, ela se renova, muda conceitos e melhora as pessoas, até mesmo as que sofrem perdas materiais.

Vejam a crise de 2008, eu trabalhava no Credit Suisse na época e via diariamente pessoas sendo demitidas, foi muito doloroso, vi pessoas no geral perdendo muita coisa, no entanto, muitas dessas pessoas que antes desperdiçavam comida na mesa, tinhas 3 carros na garagem, hipotecas, cartão de crédito sem limites, compravam roupas sem necessidade, compravam, compravam e compravam….. depois passaram a rever esse conceitos.

Chegou então a economia colaborativa, Uber, Airbnb, Coworking, Instagram, Spotify, Netflix, ifood … por aí vai…….

Hoje ninguém mais consegue consumir como antes, criamos uma responsabilidade intrínseca, além de soluções criativas, online e rentáveis. Alguns postos de emprego foram extintos, porém outros inúmeros foram criados. Melhor regulação do mercado financeiro, maior curiosidade e cuidado das pessoas em cuidar do dinheiro (tem muito pra melhorar, eu sei!).

Estamos sem sombra de dúvidas caminhando para um mundo melhor! A relação com o trabalho mudou, hoje trabalhamos com muito mais propósito (grande parte, pelo menos), antes era apenas para sobreviver e comprar!

Depois da crise, muitas mulheres ingressaram no mercado de trabalho para ajudar no sustendo das famílias. Vejam a oportunidade para nós! O empreendedorismo cresceu!

Curiosidades: Vocês sabiam que, quem é da década de 80 pra trás, teve que aprender seu ofício duas vezes? Da maneira analógica e digital. Quem nasceu na era digital e das startups não imagina como deve ser isso. O ponto é: a gente aprende e se adapta!

Pra comemorar o futuro, uma mensagem do Michael Jackson: “Beat it!”

“Just beat it, beat it, beat it, beat it

No one wants to be defeated

Showin’ how funky and strong is your fight

It doesn’t matter who’s wrong or right

Just beat it, beat it

Beat it, beat it, beat it”

Leia também